Nossa História

     A ALPHA iniciou suas atividades em 1992, com apenas um colaborador e ocupava uma área de 25m². Atendia a indústria de condicionadores de ar como a Springer (Tropical) e Trane oferecendo polias variadoras.

     A partir de 1994 a ALPHA passou a prestar serviços para indústria Automotiva na área de usinagem para empresas do porte da Isringhausen, Dura Aumotive System, Zanettini Barossi, Polimetri e Asbrasil. Nesse período a ALPHA já ocupava 500m² e contava com 16 colaboradores.

     Em 1997 voltou suas atenções para o segmento de estamparia para atender a industria automotiva, época que dobra sua área fabril ocupando 1000m².

     Em 1998, a ALPHA colocou em prática, um dos seus objetivos que era implantar em seu leque de serviços a solda mig, além de investir em laboratórios e equipamentos de ponta.

     Em 1999, a ALPHA deu seu grande salto, quando compraram equipamentos de dobra de tubo, rebitagem orbital, pintura eletrostática e importou dos Estados Unidos, robôs de solda MIG de ultima geração. Investimentos que proporcionaram a empresa a produzir estruturas de bancos automotivos para seu principal cliente. E paralelamente a ALPHA continuava crescendo nas áreas de estamparia, usinagem e solda. Certificada na norma NBR ISO 9002 no mesmo ano, a empresa já ocupava a área de 3200m², situada na Avenida Santa Catarina n.º 659 - Jardim Campanário - Diadema - SP.

     Em 2001, a área de 3200m² não atendia as necessidades da organização, gerando diversas deficiências em seu gerenciamento. Vendo isso, os sócios decidiram dividir a empresa, e com a visão de expansão de negócios, foi estudada a região com melhores oportunidades de crescimento. Com isso, em fevereiro de 2001 foi criada a planta situada em Urânia - SP assumindo a responsabilidade pela fabricação dos itens de usinagem, estamparia e 90% da solda, possibilitando uma melhoria como um todo para empresa, focando as atividades nas áreas de montagem e pintura, e permitindo a todos os colaboradores, os benefícios de uma empresa de grande porte.

     Em 2005, foi feito um alto investimento em um software ERP para gestão da manufatura, Apolo da empresa RioSoft que agregou diversas melhorias em todos os departamentos.

     Em 2006, foi o ano marcado por altos investimentos em maquinário, sistema de manufatura, qualidade e capacitação de multiplicadores, como por exemplo:

     A) Aquisição de máquina de corte a laser, dobradeira de tubo CNC e dobradeira de chapa CNC.

     B) Aplicação de sistemática de manufatura enxuta e Kaizen.

     C) Investimento em software (DOCNIX) e sistemáticas de qualidade (QSB e ISO 9001:2000).

     D) Capacitação dos multiplicadores em diversas áreas, como Qualidade, Logística, Produção, Compras, Kaizen entre outras, chegando a ser premiada em primeiro lugar no quesito diversidade de treinamento e em segundo lugar no quesito investimentos em treinamentos no Ciesp Diadema - SP.

     Em 2007, com a liberação do espaço físico proveniente dos trabalhos de manufatura enxuta, toda a área produtiva da planta de São Paulo foi transferida para a matriz em Urânia, permanecendo apenas o estoque em Diadema – SP.

     Em 2008 buscando inovações tecnológicas a Alpha mais uma vez se sobressai fazendo um alto investimento em um software ERP de ultima geração considerado um dos melhores e mais usados do mundo:``Protheus” (TOTVS) que agregou diversas melhorias em todos os departamentos.

     Em 2009 com o aquecimento do setor automotivo a  empresa realiza  muitas contratações, elevando seu quadro de funcionários em 50%, criando muitas oportunidades de emprego para a cidade de Urânia e região. E neste mesmo ano a empresa foi certificada na ISO TS 16949.

     Em 2010 visando novos projetos a empresa inicia a construção de um novo galpão com intuito de remanejar os setores de Centro de usinagem, CNC, Torno Automático e parte da Solda Robotizada.

     Em 2011 com o término da construção do Galpão 3 e com o remanejamento de alguns setores possibilitou a ampliação do setor de ferramentaria visando a construção de ferramentas, corte, dobra e repuxo além de dispositivos de controle de solda dentro da própria empresa, serviço este que era terceirizado. Neste ano iniciou também a construção do Refeitório .

     Atualmente a empresa conta com 200 colaboradores e podemos elencar como principais fatores deste crescimento  o  empreendedorismo dos proprietários, que investem constantemente na aquisição e inovação de equipamentos e técnologias e a dedicação e comprometimento  de todos os funcionários.

© 2014 by Alpha Metalugica LTDA. Desenvolvido por Alpha TI Design

  • Facebook App Icon
  • YouTube Classic